Alguns meses atrás, a Microsoft suspeitava que seu software fosse massivamente pirateado na Ásia. Posteriormente, a empresa iniciou uma investigação e hoje anunciou o resultado. Em teoria, os PCs vêm pré-instalados com uma versão licenciada do Windows. No entanto, a Microsoft descobriu que muitos PCs em lojas asiáticas de varejo têm sistemas pirateados. As vítimas geralmente são os clientes desavisados que enfrentarão alguns desafios depois de comprar esses PCs.

A investigação da Microsoft foi mais como uma pesquisa. A empresa adquiriu 166 PCs em nove países asiáticos e descobriu que 100% dos dispositivos adquiridos na Coréia do Sul, Malásia, Vietnã e Tailândia eram equipados com software pirateado. A probabilidade de pirataria da Índia é 91%, a Indonésia 90%, Taiwan 73%, Cingapura 55% e as Filipinas 43%. A Coreia do Sul e a Índia são mercados muito bem desenvolvidos, mas estão claramente desafiando as regras da pirataria de software. No geral, 83% dos PCs comprados no mercado asiático entre maio e julho de 2018 hospedam softwares piratas, além da versão gratuita do Windows, informou a Microsoft.
Mary Jo Schrade é a diretora geral assistente e diretora regional da divisão Asian Digital Crimes da Microsoft em Cingapura. Ela disse que, na Índia, 85% dos computadores Windows piratas são carregados com malware, incluindo software backdoor para mineradores de Bitcoin. “O software livre não é realmente livre”, alertou Mary Jo Schrade. “Os cibercriminosos estão constantemente desenvolvendo sua tecnologia para burlar as medidas de segurança, e embutir seu malware em software pirateado é uma de suas estratégias, pois permite que eles coloquem muitos computadores pessoais em risco e obtenham muitas credenciais de dados”.
“Quando os fornecedores vendem software pirateado, o software contém malware em seus computadores pessoais que não apenas estimula a disseminação de malware na região, mas também coloca as informações pessoais e as identidades digitais de seus clientes a critério dos cibercriminosos”, ressaltou.
Fonte: 4gnews
Comments