O Prompt de Comando existe há muito tempo e, embora seja uma ferramenta muito útil, sempre foi simples e chato com o mesmo plano de fundo preto e texto em branco.
No entanto, esta é apenas a aparência do programa por padrão. Você pode personalizar muitos aspectos da experiência para torná-la mais pessoal usando diferentes fontes, cores e layouts de janelas. Além disso, se você estiver usando o Windows 10 , poderá até tornar o console semitransparente e usar esquemas de cores personalizados para alterar rapidamente a aparência. E você pode aplicar as configurações globalmente ou aplicá-las independentemente para cada atalho que inicia uma nova sessão ou para usar configurações mais adequadas para tarefas diferentes.
Neste guia do Windows 10 , guiamos você pelas etapas para personalizar a experiência do Prompt de Comando para torná-lo um pouco menos entediante.
Como personalizar o cursor no prompt de comando
Para personalizar o tamanho do cursor intermitente no prompt de comando, use as seguintes etapas:
- Abra o começo.
- Procure por Prompt de Comando e clique no resultado superior para abrir o console.
- Clique com o botão direito do mouse na barra de título e selecione a opção Padrões.

- Clique na guia Opções.
- Selecione uma das opções disponíveis.
- Pequeno (padrão).
- Médio.
- Ampla.

- Clique no botão OK .
Embora seja recomendável usar a opção “Padrão” no menu de contexto do botão direito do mouse, você pode acessar as configurações do Prompt de Comando de pelo menos duas maneiras diferentes, e cada uma delas afetará a aparência do console de maneira diferente.
- Padrão: as alterações que você personalizou usando essa opção não afetarão a sessão atual, mas as novas configurações serão aplicadas ao iniciar o Prompt de Comando usando qualquer atalho.
- Propriedades: As alterações feitas usando essa opção serão aplicadas à sessão atual e às futuras sessões. No entanto, essas configurações só se aplicam ao atalho cujas propriedades foram personalizadas. (Essa opção geralmente é útil quando você está tentando personalizar as configurações apropriadas para tarefas diferentes.)
Como personalizar o tamanho da fonte e a família no Prompt de Comando
Usando as configurações do Prompt de Comando, você pode especificar o tamanho da fonte e a família de fontes para ajustá-las às suas preferências, usando estas etapas:
- Abra o começo .
- Procure por Prompt de Comando e clique no resultado superior para abrir o console.
- Clique com o botão direito do mouse na barra de título e selecione a opção Padrão

- Clique na guia Fonte .
- Em “Tamanho”, selecione o tamanho da fonte que você deseja usar. (A opção padrão é de 14 pixels, mas você pode ir até 72 pixels).

- Se você não gostar da família de fontes padrão “Consolas”, poderá escolher entre várias outras famílias adequadas para uso com o Prompt de Comando na seção “Fonte”.

- Clique no botão OK.
Conforme você faz uma seleção, na parte inferior da página, você verá uma prévia da nova configuração.
Como personalizar o layout no prompt de comando
Para usar um layout personalizado no Prompt de Comando, use estas etapas:
- Abra o começo .
- Procure por Prompt de Comando e clique no resultado superior para abrir o console.
- Clique com o botão direito do mouse na barra de título e selecione a opção Padrão.

- Clique na guia Layout .
- Na seção “Tamanho do buffer de tela”, é possível especificar a quantidade de conteúdo que você pode visualizar e rolar enquanto trabalha com o Prompt de comando.

O tamanho do buffer usa uma grade de coordenadas baseada em células de caracteres, o que significa que a largura é o número de células de caracteres que podem caber em cada linha e a altura é o número de linhas. Quanto maior a largura e a altura, mais conteúdo você poderá ver, mas essas configurações não afetarão o tamanho do console. (Normalmente, você não deseja modificar essas configurações, a menos que tenha um motivo.)
- Na seção “Tamanho do Windows”, você pode aumentar ou diminuir o console da janela alterando os parâmetros de largura e altura, que são baseados em células de caractere (não em pixels).

- Se você deseja que o Prompt de Comando seja iniciado em uma determinada posição, desmarque a opção Permitir que a janela de posição do sistema .
- Especifique a nova posição inicial (em pixels) usando as configurações Left e Top .

- Clique no botão OK .
Conforme você faz alterações, no lado direito da página, você verá uma prévia da nova configuração.
Como personalizar cor e transparência no prompt de comando
Se você quiser tornar a experiência da linha de comando um pouco menos entediante, você também pode alterar as cores de texto e de fundo, e no Windows 10, você pode tornar a janela do console semitransparente (como no Linux) usando estas etapas:
- Abra o começo.
- Procure por Prompt de Comando e clique no resultado superior para abrir o console.
- Clique com o botão direito do mouse na barra de título e selecione a opção Padrões .

- Clique na guia Cores.
- Para alterar as cores, selecione um elemento do lado esquerdo e selecione uma cor na lista ou use as configurações RGB à direita para especificar uma cor específica.

- Para tornar a janela do console semi-transparente, na seção “Opacidade”, arraste o controle deslizante para a esquerda ou direita para definir a quantidade de transparência (para um mínimo de 30%).

- Clique no botão OK .
Como alternativa, você pode alterar a transparência da sessão atual sem abrir as configurações usando a roda Ctrl + Shift + mouse para cima para diminuir o nível de transparência ou Ctrl + Shift + roda do mouse para baixo para aumentar o nível de transparência.
Como alterar o esquema de cores no prompt de comando
A partir da Atualização de Criadores de Queda do Windows 10 (versão 1709) , é possível personalizar a aparência do Prompt de Comando usando esquemas de cores personalizados.
Se você quiser usar esse recurso, baixe o Microsoft CoolTool do GitHub , extraia o conteúdo do arquivo ColorTool.zip e siga estas etapas:
- Abra o começo .
- Procure o Prompt de Comando , clique com o botão direito do mouse no resultado e clique em Executar como administrador .
- Digite o seguinte comando para navegar até a pasta que contém o executável do ColorTool e pressione Enter :
cd C:\PATH\TO\ColorTool
No comando acima, substitua cd C:\PATH\TO\ColorTool
pelo caminho da pasta onde você extraiu a pasta “ColorTool”.
- Digite o seguinte comando para listar os esquemas de cores disponíveis e pressione Enter :
colortool -s

- Digite o seguinte comando para alterar o esquema de cores do prompt de comando e pressione Enter :
colortool -b SCHEME-NAME

SCHEME-NAME pelo nome do esquema de cores que você deseja usar.
Ao digitar o nome, não inclua a extensão “.ini” ou “.intercolors”.
O comutador -b é opcional e torna o esquema o padrão do sistema.
- Clique com o botão direito do mouse na barra de título e selecione a opção Propriedades .
- Clique no botão OK para aplicar as alterações do esquema.
Depois de concluir essas etapas, reinicie o prompt de comando para começar a usar o console com o novo esquema de cores.
Fonte: windowscentral
Comments